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Descrição
As constantes mudanças na situação socioeconômica têm acentuado e modificado as demandas e pressões sociais a que as organizações são submetidas. A área técnica assume importante papel nesse contexto.
O profissional técnico tem seu espaço de atuação junto às organizações públicas ou privadas, em consultorias e pesquisas. O mercado de trabalho está aberto no sentido de planejar, organizar e coordenar, aumentando a competitividade desta. O profissional especializado atua em organizações de diversos tipos, exercendo atividades que privilegiam aspectos empreendedores com foco na sustentabilidade e sucesso da empresa, na perspectiva de melhoria de resultados do empreendimento.
As organizações investem na formação do seu capital humano, pois necessitam de pessoas que estejam bem preparadas para enfrentar desafios que possam surgir no futuro. A formação tem constituído, no nosso país, uma importante ferramenta de gestão e de desenvolvimento do capital humano. O que se pretende com a mesma é valorizar o capital humano e alcançar ganhos mensuráveis na organização, portanto o profissional técnico , além de empreendedor, também precisa desenvolver conhecimento de gestão de pessoas.
Objetivo
A área técnica tem por objetivo habilitar profissionais propiciando-lhes, em especial:
• A preparação para a cidadania, para continuar aprendendo, mesmo depois de sair da escola, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas situações e aperfeiçoamentos posteriores;
• A promoção da transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando-os com conhecimentos e habilidades para o exercício de atividades produtivas;
• A qualificação, profissionalização e atualização dos trabalhadores, visando à sua inserção e melhor desempenho no exercício do trabalho;
• A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos, relacionando a teoria com a prática, de cada base tecnológica;
• A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
• A integração, na tarefa educativa, dos princípios empreendedores levando os alunos ao conhecimento pleno de suas potencialidades, transformando-os em gestores do seu crescimento pessoal e profissional.
Conteúdo Programático
· Explicar como deve ser feito o teste de funcionamento do molinete;
· Verificar as condições da força motriz, da coroa de barbotin, do freio, do mordente e da
boça;
· Citar as inspeções visuais que devem ser feitas nas amarras da embarcação, bem como a
identificação dos quartéis;
· Citar a verificação que deve ser feita com relação ao sistema de água de limpeza das
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amarras nos escovéns;
· Explicar como deve ser feito o teste do cabrestante e do guincho de amarração;
· Citar os tipos de força motriz que podem ser usadas e como pode ser comprovada as boas
condições do freio;
Analise de Circuitos;
Sistema Digitais e Microprocessados;
Eletrônica Geral;
Mecânica Técnica;
Metrologia;
Gestão de Manutenção.
carga horaria 2000